5-dicas-comecar-pedalar-capa

Não existe idade para começar a pedalar. Mas se você ainda não sabe, está na hora de aprender! Selecionamos 5 dicas para você conquistar a sua liberdade em duas rodas.

1 – Aprenda a pedalar

É meio óbvio, não? Mas infelizmente não existe uma bici-escola, onde você se matricula para as aulas e ganha uma carteirinha de condutor. Por outro lado, sempre tem alguém que já pedala e pode te ajudar. Uma das melhores opções é o Bike Anjo, um projeto que visa ensinar as pessoas de qualquer idade a pedalar desde o começo. Agende uma aula, a satisfação é garantida!
(Obs: o Bike Anjo está presente em dezenas de cidades do Brasil. Se você não é de Florianópolis, procure o da sua região.)

18287_10151268348304834_1911311610_n

2 – Compre uma bicicleta adequada.

Existem 2 erros comuns que os iniciantes cometem: comprar a bicicleta mais barata que vê no supermercado, ou comprar uma bicicleta sofisticada demais numa bicicletaria. Em ambos os casos é uma cilada, mas a culpa não é sua. Nossa cultura não nos educa sobre isso, e nosso mercado é bem confuso neste quesito. Em breve farei um post apenas sobre este assunto.

BIKE-TECH-guia-rapido-escolher-bicicleta
Uma bicicleta muito barata, daquelas de supermercado, vai te dar mais problemas do que prazeres. São frágeis demais, desregulam com facilidade e são pouco confortáveis. E o pior é que, depois de usar, você não vai conseguir vender.

Mas isso não quer dizer que você tem que comprar uma bicicleta “profissional”. Na outra ponta dos extremos, uma bicicleta sofisticada pode ter mais recursos do que você precisa e não ser adequada ao tipo de uso que você pretende fazer.

Compre uma bicicleta básica, mas que seja segura e confiável. Existem bicicletas de entrada com componentes que vão durar muitos anos e vão te carregar por muitos quilômetros. Depois, se quiser, você poderá vender esta por um preço razoável e comprar outra que tenha mais a ver com você.

Se estiver com dúvidas, peça ajuda para um amigo que entende do assunto, ou para um Bike Anjo, ou visite nossa loja e converse com um de nossos vendedores.

3 – Pratique, sem pressa.

Escolha um lugar tranquilo e pedale sem compromisso. Acostume seu corpo ao movimento de pedalar, à posição na bicicleta, e não se preocupe com o seu preparo físico, pois ele vai melhorar naturalmente. Experimente os freios, faça curvas em diferentes velocidades, aprenda a usar as marchas corretamente, veja como a bicicleta se comporta em situações variadas. O mais importante é: não tenha pressa! Ninguém vira um ciclista experiente da noite para o dia. Portanto pedale no seu ritmo, no seu tempo, e seja feliz!

IMG_7471

4 – Ajuste sua bicicleta.

Pedalar deve ser uma atividade confortável e prazerosa. Se você está sentindo dores no corpo, é sinal de que precisa ajustar a bicicleta para as suas medidas. Pedale normalmente, e com o tempo você vai percebendo o que precisa ser ajustado. Por exemplo, no começo é comum pedalar com o banco bem baixo, e isso vai causar dores nos joelhos. É só colocar na altura correta e as dores acabam. Ajustes simples como a altura do banco e a posição do guidão podem mudar completamente a sua relação com a bicicleta! Peça ajuda para alguém experiente, ou faça um bikefit em nossa loja.

Ajuste

5 – Acostume a bunda.

Má notícia: sua bunda vai doer. Você pode amenizar o problema trocando o selim da sua bicicleta e/ou usando uma bermuda com proteção, mas no fundo a única solução é continuar pedalando até acostumar! Este post do Pedal Glamour explica muito bem toda a situação.

pedal-glamour-selins2-01

Depois de seguir estes passos você já pode começar a usar a bicicleta no seu dia a dia: ir ao trabalho/faculdade/escola, ao mercado, à casa dos seus amigos, à praia, etc. O mundo é o seu limite!

DICA EXTRA:

Procure um grupo de pedal para iniciantes e participe sempre que puder. Estes grupos são ótimos para conhecer os caminhos da cidade e se acostumar com a idéia de pedalar por aí. Aqui na Bike Tech Floripa temos o Pedal Leve, todos os sábados.

Compartilhe!

Veja mais postagens de

De bicicleta até as últimas consequências.