Clincher ou Tubular?

No ciclismo existem duas opções de rodas: clincher e tubular. Muitos atletas ficam com dúvidas sobre qual modelo utilizar, e neste texto vamos explicar a diferença entre cada modelo.

CLINCHER

É a roda mais comum, que necessita de uma câmara por dentro do pneu. É o modelo mais utilizado em treinos, pois sua manutenção é mais barata e em caso de furo geralmente troca-se apenas a câmara interna. Dependendo do modelo da roda não precisa de troca das sapatas de freio, e em provas levam-se apenas as câmaras, que são menores e mais leves para carregar.

(confira rodas clincher no nosso site)clincher_closeup

Neste tipo de roda também se utilizam os pneus Tubeless, que não necessitam de câmara pois possuem um sistema de vedação que segura o ar dentro do próprio pneu. Estes geralmente são utilizados somente em provas, por serem mais leves e mais resistente a furos.

TUBULAR

As rodas para pneus tubulares são utilizado principalmente em competições. O pneu é colado diretamente na roda, o que permite atingir uma pressão mais alta e diminuir a área de contato com o chão, exigindo menos esforço do atleta, tornando um pedal mais rápido e confortável . Os pneus tubulares não precisam de câmara, e atletas experientes fazer a sua troca de maneira mais rápida. Porém, sua manutenção é mais cara, às vezes necessita a troca da sapata de freio, na troca nem sempre fica bem encaixado, necessitando rodar um pouco para encaixar bem. Outro ponto negativo é que ocupa mais espaço para levar um pneu reserva.

(confira rodas e pneus tubulares no nosso site)tubular_closeup


Escolha dos Profissionais

Como dito acima, as rodas e pneus tubulares são muito utilizadas em competições por suas vantagens técnicas. No entanto muitos triatletas utilizam pneus clincher em provas. Exemplo disso é o alemão Sebastian Kienle, que utiliza rodas Zipp Firecrest Clincher e por várias vezes foi o melhor tempo na etapa do ciclismo. O mesmo realizou-se com o atualcampeão mundial de Ironman, o triatleta Jan Frodeno. Nas grandes equipes de ciclismo de estrada, tem-se a equipe Katusha como uma das que preferem o Zipp Firecrest Clincher

Conclusão

É muito difícil apontar qual é o melhor pois cada sistema tem seus pontos positivos e negativos. Culturalmente atletas treinam com clincher e competem com tubular, mas cabe ao atleta escolher a melhor opção para si.


VIDEO (em inglês)

O canal Global Cycling Network fez um vídeo excelente sobre o assunto, mas sem legendas. Se você se vira no inglês, assista!