bike-tech-bike-como-escolher-bike

A maioria dos triatletas e ciclistas começam no esporte com pouca ou nenhuma experiência no ciclismo. Veja algumas dicas para escolher bem a sua bicicleta.

Devo ressaltar que há grandes diferenças nas dinâmicas das duas modalidades. O triatleta precisa fazer a natação antes da pedalada e, após terminar a bike, ele ainda necessita de energia para finalizar a próxima etapa, a corrida. Já para o ciclista a prova consiste apenas em pedalar, mas não vamos pensar que seja fácil. Dependendo da prova ela pode se tornar igual (ou superior) em intensidade, quando comparada as provas de triathlon. Isso vai depender do tipo de prova, do desgaste físico e do tempo total  que o ciclista será submetido.

A verdade é que tanto no ciclismo de estrada quanto no ciclismo do triathlon, utilizam-se de técnicas de pedalada semelhantes, e as bicicletas também são muito parecidas. As famosas road ou aero road (bikes tradicionais de estrada) são utilizadas no ciclismo e também em provas de triathlon onde o vácuo é liberado. (confira modelos em nossa loja on-line)

argon18nitrogen

Já para provas de triathlon de longa distância ou provas que o vácuo é proibido, os modelos se assemelham às bikes usadas em provas de contra relógio, onde existem regras que definem o posicionamento do atleta. (confira modelos em nossa loja online)

argon18e118next

Tendência no mercado

Uma tendência do mercado é a produção de bikes específicas para o triathlon ou provas de Ironman 70.3 e Ironman. Estas bicicletas se diferenciam das demais por conterem equipamentos específicos destas provas, como compartimento de água embutido no quadro, compartimento para gel e barras, bolsa de selim acoplada diretamente ao canote, além de detalhes no design geral que visam a eficiência e o conforto para os triatletas. Neste caso, a bicicleta não serve para provas de contra relógio do ciclismo.

argon18e119trimais

Minha opinião é que os triatletas e ciclistas tivessem tanto bikes de estrada, contra relógio e mountain bike, mas isso dependerá do seu investimento em equipamentos. Se você tiver que se restringir a apenas um estilo de bicicleta, será necessário analisar quais os tipos de provas irá participar. Se for participar de provas de ciclismo ou provas curtas de triathlon, o melhor é uma road bike. Para o triathlon é possível adicionar um clip ao guidão, deixando a posição aerodinâmica. Já para provas de longa distância e Ironman, a melhor opção será uma bike de contra relógio ou mesmo as específicas de triathlon.

clip

Dica: antes de comprar verifique o tamanho adequado da bike, pois ela precisa ser do seu tamanho. O tamanho indicado será através do bike fit e análise da geometria da bicicleta.

Compartilhe!

Veja mais postagens de