bemestar-e-saude-postagem-post-blog-capa

Muito já foi escrito sobre os benefícios da bicicleta para o corpo e a mente. E são tantos pontos positivos que resolvemos criar um artigo sobre isso, confira!

A bicicleta é uma excelente opção pois você pode usar ela no seu dia a dia e se exercitar ao mesmo tempo, fazendo dos seus deslocamentos diários uma boa parte dos exercícios que você precisa para ficar saudável. Mesmo se pedalar apenas alguns dias da semana você já terá benefícios, que não são poucos!

Mas afinal, por que pedalar faz bem? Listamos abaixo 10 benefícios do uso da bicicleta para você ter motivos de sobra para pedalar!

1 – Haja coração: Tudo começa com o aumento da frequência cardíaca causado pelo ato de pedalar. Isso melhora a eficiência das contrações e gera benefícios por todo o corpo.

2 – Fôlego de atleta: Com mais sangue sendo bombeado pelo coração, a oxigenação dos pulmões e de todo o corpo melhora muito. Você vai ganhar fôlego naturalmente, mesmo pedalando devagar.

3 – Tudo melhora: Ao pedalar você tonifica os músculos das pernas e aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.

4 – Adeus estresse e depressão: Com o sangue chegando mais rapidamente ao cérebro, a incidência de ansiedade, angústia e depressão diminuem consideravelmente.

5 – Diminui a pressão arterial: Além das pernas, pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

6 – Aumenta a imunidade: Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

7 – Emagrece: Depois de pedalar é natural ficar com vontade de comer. Mesmo assim a combinação de todos os benefícios faz com que pedalar auxilie na perda e no controle de peso, principalmente se combinadas a uma dieta saudável.

8 – Reduz colesterol e triglicérides: Queime gordurinhas, não gasolina! Com o uso da bicicleta ocorre consumo e redução das gorduras corporais, e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos. O corpo continua queimando calorias até algumas horas depois de pedalar.

9 – Garantia de bons sonhos: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas – que fazem com que o indivíduo seja mais feliz) e aumenta também os níveis de serotonina, que é o chamado hormônio da felicidade. A combinação gera o relaxamento, fator essenciais para um sono saudável.

10 – Toda comida fica deliciosa: É muito comum mudar os hábitos alimentares depois de começar a pedalar, mesmo sem a intenção de emagrecer. Não quer dizer que você vai comer menos, e sim comer melhor. O corpo naturalmente vai preferir os alimentos mais saudáveis e nutritivos, pois favorece muito o bem estar geral e também a pedalada. Além disso, a fome pós-pedal é bem conhecida por ser o melhor tempero para qualquer comida!

Compartilhe!

Veja mais postagens de