Uma boa bicicleta

Você não precisa de uma bicicleta cara para ter uma bicicleta boa. Só precisa cuidar bem da que você tem!

Meu nome é Vinícius, e ando de bicicleta desde que me entendo como gente. Nunca tive uma bicicleta cara e super leve, mas minhas bicicletas sempre foram bem tratadas. Mesmo sem componentes “top”, foram raros os problemas mecânicos ao longo das minhas pedaladas, e olha que eu pedalo bastante. Fui convidado para escrever neste blog exatamente por isso: mostrar que é possível aproveitar o máximo das bicicletas sem necessariamente investir o PIB de um país pequeno.

Sou um voluntário do Bike Anjo, um projeto nacional que tem como objetivo ensinar as pessoas a pedalar e a transitar pelas ruas com segurança. Neste trabalho, muitas vezes atendemos pessoas que estão tendo dificuldades, ou até dores, e pensam que o motivo é a bicicleta barata. Quando examinamos, é quase certo que vamos encontrar mais de um problema. Mas a boa notícia é que a maior parte deles pode ser resolvido em poucos minutos, sem nenhum recurso especial!

Pedalar deve ser uma atividade confortável, e a bicicleta deve ser um veículo fácil de usar. Quando você freia, o freio tem que funcionar de forma previsível. Quando você troca a marcha, o câmbio deve funcionar de forma adequada. Os pneus não devem furar com facilidade. A bicicleta não deve fazer muito barulho. Você não deve sentir dores.

Pode parecer piada, mas muita gente anda com a bicicleta bem longe destas condições: o freio mal ajustado, o câmbio desregulado, os pneus vazios, a corrente seca e coberta de ferrugem, o selim muito baixo, etc. Não é raro encontrar tudo isso numa bicicleta só. A pessoa pedala e a bicicleta faz tanto barulho que parece uma carroça. Assim realmente fica difícil gostar de pedalar.

Pra a magrela funcionar bem ela precisa de marchas e freios funcionais, pneus corretamente calibrados, uma corrente razoavelmente limpa e bem lubrificada. E, de preferência, deve estar ajustada para o seu tamanho. Praticamente qualquer bicicleta pode ser boa de pedalar, desde que esteja bem regulada! Da mesma forma que até as melhores bicicletas do mundo ficam ruins se não estiverem bem cuidadas.

Portanto, dê uma atenção à sua bicicleta. Pegue uma escova de dentes usada, um paninho, e dê uma limpada na bicicleta inteira. Não precisa fazer isso todo dia, nem toda semana, mas faça pelo menos de vez em quando.  Não só a sua magrela vai ficar limpa e funcionar melhor, mas ao fazer isso você vai ver se tem algum probleminha e já pode tomar providências antes que vire um problemão!

Acompanhe o nosso blog e fique sabendo de todas as dicas para manter a sua bicicleta em dia e fazer da pedalada uma atividade gostosa!