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Muitos ciclistas e triatletas fogem de treinos em percursos com subidas para evitar a queda da média final. Isso é um grande erro. Adicionar 1 a 2 seções semanais de treinos em subidas podem potencializar seu desempenho no plano.

Para isso precisamos dar atenção em alguns pontos importantes antes de iniciar o treino.

  • Revisão da bike deve estar em dia;
  • Conhecer o percurso, principalmente as descidas.
Estrada de Anitápolis (esq) e estrada de São Bonifácio.
Estrada de Anitápolis (esq) e estrada de São Bonifácio.

A grande Florianópolis é cercada por pequenos municípios que apresentam uma boa altimetria e percursos seguros com menor fluxo de veículos. São Bonifácio e Anitápolis são meus preferidos com distâncias de 65km contando ida e volta.

Gosto de manter uma cadência entre 90/100 rpm no plano e nas subidas manter uma cadência entre 60/70rpm. Para variar o treino, pode-se adicionar tiros de 2 a 6 minutos – dependendo do seu nível de condicionamento. Repita de 3 a 6 vezes – com intervalos de 3 minutos girando leve.

Você ainda fazer um jogo de velocidade alterando o ritmo com o famoso forte – fraco. Só não esqueça de fazer um bom aquecimento antes de iniciar a parte principal do treino e ao final, para uma boa recuperação.

Bons treinos.

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